domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tempos de progresso

Nesse post eu proponho uma viagem pelo tempo ok? Eu adoraria a companhia de vocês! O que vocês acham? A viagem é para o inicio do século passado, longe não? Bom, para começar eu farei uma pergunta: Qual é o evento, na opinião de vocês, que representa a entrada da sociedade para o século vinte? Quando ele realmente começou? Eu sei que talvez vocês nunca pensaram nisso, e porque pensariam? Existe um calendario que indica certinho as datas e cada mudança de ano, porque pensar em algum outro fator que indique a mudança de um século? Bom esse outro fator existe e tem pessoas que o consideram mais importantes que o calendario convencional, para alguns estudos ele é realmente mais importante. O fim da primeira guerra mundial é um evento que marca essa entrada para o século vinte, mas ha certos sintomas na sociedade antes mesmo dessa guerra que vao ter grande importancia para o século vinte. Então dentro dos estudos literarios ha duas linhas de estudos, aqueles que explicam o inicio do século depois da primeira guerra e aueles que explicam o inicio do século vinte antes da primeira guerra, se apoiando nos manifestos antisemitas, nos manifestos pelos direitos humanos, nas artes menos sérias( raizes da arte contemporanea), na formaçao da escola laica, gratuita e obrigatoria, etc que surgiram antes de 1900.
Imagine as pessoas que viveram essa época. O que se passava na cabeça dessas pessoas que estavam vendo o exodo rural, as grandes construçoes de ferro, as fumaças, os automoveis tomando conta das grandes cidades? Muitos estavam realmente empolgados, os artistas principalmente. Todas essas mudanças, os distanciam de uma visao de arte rural, greco-romana, bucolica, pastoril. Isso se transformou em um assunto de riso e completamente inadequado entre os artistas que participaram de todo esse movimento e dinamismo que surgiu na cidade. Filosofos como Rousseau saem de cena. Porém, a contemplação dessa cidade de ferro, dessas industrias que surgem, tambem sao causa de espanto. Elas vao tomando vida dentro dos poemas e pinturas. Esse movimento, essa importancia da energia vai originar novos conceitos de ver a vida e de encarar as coisas. A brutalidade do progresso urbano e industrial, vai ser representado na arte. A rapidez vai ser um tema muito utilisado e o carro vai ser seu simbolo. Filosofos como Nietzsche vao estar em voga. Consegues imaginar o cenario? Consegues ver o que nos leva a agir do jeito que agimos hoje ? Escritores como o italiano Filippo Tommaso Marinnetti vão criar o Manifesto Futurista, um texto contra tudo que não se direciona a esse desenvolvimento compulsivo e irracional. Ele diz em seu texto que esse manifesto surge na italia, pois a Italia possue uma quantidade enorme de objetos historicos e ha um culto em torno disso(visitas cotidianas aos museus, lugares historicos, etc), ele complementa que a Italia nao pode virar uma peça de museu e por isso que o manifesto é super importante nesse pais. Isso me fez pensar nos modelos de carro que surgem na Italia. A sociedade imaginava sempre mais longe, desbravar, explorar, trabalhar. O belo é o novo, e claro, a juventude começa a firmar seu pé. Dentro do manifesto futurista, o escritor, diz: "o mais velho entre nos tem 30 anos, ou seja temos dez anos para praticar esse manifesto, pois apos os quarenta seremos velhos". A novidade e a juventude. Isso vai explicar também o sistema do nosso mercado hoje em dia não?
Bom pessoal paro na nossa viagem do tempo por aqui. Muito obrigado pela companhia. Até uma proxima, comentarios serão bem vindos e respondidos. Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Olá Wagner

    Passei para agradecer sua visita, voltarei com mais calma para ler o texto. Tenho muitos blogs à visitar. Até depois...

    Amanhã tem ESPAÇO das ARTES...
    Bjooooooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Wagner,adorei o blog,ótimo trabalho,sei que aqui no post não é o melhor lugar para pedir uma dica,mas lá vai,perguntei a sua mãe como ela coloca a musica no blog,e ela me deu o seu blog,disse que vc poderia me ajudar pois é vc que faz isso no blog dela.
    Rogerio Rinaldi Designer de Jóias e Acessórios
    http://sbrincos.blogspot.com
    um abraço.

    ResponderExcluir