domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tempos de progresso

Nesse post eu proponho uma viagem pelo tempo ok? Eu adoraria a companhia de vocês! O que vocês acham? A viagem é para o inicio do século passado, longe não? Bom, para começar eu farei uma pergunta: Qual é o evento, na opinião de vocês, que representa a entrada da sociedade para o século vinte? Quando ele realmente começou? Eu sei que talvez vocês nunca pensaram nisso, e porque pensariam? Existe um calendario que indica certinho as datas e cada mudança de ano, porque pensar em algum outro fator que indique a mudança de um século? Bom esse outro fator existe e tem pessoas que o consideram mais importantes que o calendario convencional, para alguns estudos ele é realmente mais importante. O fim da primeira guerra mundial é um evento que marca essa entrada para o século vinte, mas ha certos sintomas na sociedade antes mesmo dessa guerra que vao ter grande importancia para o século vinte. Então dentro dos estudos literarios ha duas linhas de estudos, aqueles que explicam o inicio do século depois da primeira guerra e aueles que explicam o inicio do século vinte antes da primeira guerra, se apoiando nos manifestos antisemitas, nos manifestos pelos direitos humanos, nas artes menos sérias( raizes da arte contemporanea), na formaçao da escola laica, gratuita e obrigatoria, etc que surgiram antes de 1900.
Imagine as pessoas que viveram essa época. O que se passava na cabeça dessas pessoas que estavam vendo o exodo rural, as grandes construçoes de ferro, as fumaças, os automoveis tomando conta das grandes cidades? Muitos estavam realmente empolgados, os artistas principalmente. Todas essas mudanças, os distanciam de uma visao de arte rural, greco-romana, bucolica, pastoril. Isso se transformou em um assunto de riso e completamente inadequado entre os artistas que participaram de todo esse movimento e dinamismo que surgiu na cidade. Filosofos como Rousseau saem de cena. Porém, a contemplação dessa cidade de ferro, dessas industrias que surgem, tambem sao causa de espanto. Elas vao tomando vida dentro dos poemas e pinturas. Esse movimento, essa importancia da energia vai originar novos conceitos de ver a vida e de encarar as coisas. A brutalidade do progresso urbano e industrial, vai ser representado na arte. A rapidez vai ser um tema muito utilisado e o carro vai ser seu simbolo. Filosofos como Nietzsche vao estar em voga. Consegues imaginar o cenario? Consegues ver o que nos leva a agir do jeito que agimos hoje ? Escritores como o italiano Filippo Tommaso Marinnetti vão criar o Manifesto Futurista, um texto contra tudo que não se direciona a esse desenvolvimento compulsivo e irracional. Ele diz em seu texto que esse manifesto surge na italia, pois a Italia possue uma quantidade enorme de objetos historicos e ha um culto em torno disso(visitas cotidianas aos museus, lugares historicos, etc), ele complementa que a Italia nao pode virar uma peça de museu e por isso que o manifesto é super importante nesse pais. Isso me fez pensar nos modelos de carro que surgem na Italia. A sociedade imaginava sempre mais longe, desbravar, explorar, trabalhar. O belo é o novo, e claro, a juventude começa a firmar seu pé. Dentro do manifesto futurista, o escritor, diz: "o mais velho entre nos tem 30 anos, ou seja temos dez anos para praticar esse manifesto, pois apos os quarenta seremos velhos". A novidade e a juventude. Isso vai explicar também o sistema do nosso mercado hoje em dia não?
Bom pessoal paro na nossa viagem do tempo por aqui. Muito obrigado pela companhia. Até uma proxima, comentarios serão bem vindos e respondidos. Abraços a todos!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bergamota-café-bonsai ( bota fé qui sai)

Acordando, vendo um sol lindo la fora. Abri a janela do meu quarto e vi uma oriental fazendo o seu jogging. Sera que entro nessa? Cada passo de uma vez, sem enrolar. As vezes eu penso se esses blogs sao uma enrolaçao para evitar os deveres. Facebook, e todos os programas que essas pessoas inventaram sao as maiores fontes de distraçao que existe. Nao da para ficar planando muito. Eu nao sou um planador. Entao eu fico me exigindo a atençao, mas quando eu me dou conta me perdi em algo.
Bom, assunto numero dois, Garibaldi. Gente,o Garibaldi ta perdendo as folhas dele, acho que é normal para um bonsai, agora mesmo ele esta pegando luz perto da janela, estamos escutando um jazz violento, "things to come" do Gillespie, energia pura. O Garibaldi é um bom bonsai, simpatico pra caramba.
Assunto numero três:
Subidas e descidas, o sol que se levanta e se põe, a cidade corre, a cidade entra em greve. O egito protesta. Acordo palido e durmo a meia luz. Quanto mais agua que tu tomas menos sono tu tens, "More Water, menas sommeil". A radio en français "mon dieu", la crise amplificada. Un listening très importante. Toda quarta feira, a minha sintonia comunicativa se divide em 4. Competencia linguistica? Sei la! Portugues, frances, latim e ingles. Isso faz teu cérebro derreter, podes crer.E depois, vamos discutir o que for, mas tem que ser literatura! Alguem me diz qual é o limite do ser humano? Eu nao sei mais! A pilula do limite e a pilula da possibilidade. Cultura pop. Palavra chave "matrix", pop, pop, pop corn. Cinema, l'Atalante. Devemos amar a cultura em voz alta. Sem nenhuma vergonha, sem luxo, de pé descalços ao lado de uma criança de três anos de idade pelada fazendo seus besoins. Me divido em quantos for,para me me tornar um, me divido em tres blogs, para mostrar uma pessoa so. Egocentrismo total. Trancado no quarto, paranoia total. Oi, meu nome é Wagner. Eu sou paranoico. O publico responde sonoramente como de habitude "Oooiii WaaagneeerrR!". Chineses conspiram contra mim em ingles, pessoas falam meu nome pelas esquinas da floresta. Os passarinhos olham de forma estranha. Passarinhos espiões. Matador de passarinhos! Rogério Skylab, "I love Rio". A comunidade Hare krishna vem de uma nave especial do planeta dos Lobos. Lobotomia.Eu tomo café com guarana para relaxar. O Planador se encontra na segunda guerra mundial, sobrevoando a frança com a bandeira do brasil a mostra. Metralhado, fuzilado explodido, decapitado, enforcado na camera de gaz de Austerlitz. Sera que digo? digo ou nao digo? Tchê no! Foi Pira!(Xenophobia) Relaxa!